top of page

PRINCIPAIS AÇÕES & PROJETOS

Uma das suas principais ações dentro das comunidades é o Projeto Construindo Solidariedade e Cidadania – PCSC, onde trabalhamos os microprojetos Girassol dos Saberes e o Agropecuária de Quintal.

PROJETO CONSTRUINDO SOLIDARIEDADE E CIDADANIA - PCSC



O Projeto Construindo Solidariedade e Cidadania trabalha tanto com as mulheres que participam do MMTRP-AL, quanto com suas famílias, para que comunidades inteiras sejam beneficiadas.

 

Dentro deste projeto, dois microprojetos são desenvolvidos, o Microprojeto Girassol dos Saberes e o Microprojeto Agropecuária de Quintal, em parceria com as ONG's Rainbow of Hope For Children - Canadá - e ActionAid - Brasil.



Além de trabalhar os dois microprojetos acima citados, o Projeto Construindo Solidariedade e Cidadania também realiza ações que visam melhoria nas Políticas Públicas, principalmente nas áreas da saúde, da educação, da moradia, do trabalho, etc.

 

Isto se dá por meios de debates com as comunidades, formação de lideranças e de educadoras e de formação de Comissões Municipais de Controle Social das Políticas Públicas - CMCSPP (essas comissões dialogam com as comunidades e com representantes das prefeituras).

MICROPROJETO GIRASSOL DOS SABERES



O Girassol dos Saberes faz parte do Projeto Construindo Solidariedade e Cidadania – PCSC. As ações desenvolvidas são as aulas de reforço, que estão acontecendo em 10 comunidades, nos finais de semana, principalmente aos sábados.



A implantação e implementação de bibliotecas (também em parceria com o Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, governo federal) que já foram implantadas em 29 comunidades, beneficiando cerca de 3.480 pessoas entre crianças e jovens.



E, ainda, são realizadas palestras com debates sobre temáticas voltadas para crianças e jovens, como Direitos das crianças, meio ambiente, saúde, educação, etc. Nessas atividades são realizados momentos lúdicos voltados para as crianças e adolescentes para que a metodologia seja a mais divertida e participativa possível.

MICROPROJETO AGROPECUÁRIA DE QUINTAL



Esta ação foi uma forma encontrada para incentivar, fortalecer e valorizar a produção das mulheres das áreas rurais e ribeirinhas do São Francisco, uma vez que muitas delas já plantam e criam em pequenos pedaços de terras que se limitam a quintais.



Este projeto é fruto da necessidade sentida pelo MMTRP-AL e pelas trabalhadoras rurais e pescadoras de buscar alternativas que garantam uma alimentação regular, mais rica e mais saudável para elas e suas famílias, assim como promover a geração de trabalho e renda.



Com a produção de hortículas, grãos, plantas medicinais e com a criação de pequenos animais, este projeto, colocado em prática, ajudará não só às mulheres e suas famílias, como também às suas comunidades, ao meio ambiente (através de práticas agroecológicas) e à sociedade em geral.



Dentro desse microprojeto já foram implantadas 165 hortas orgânicas e já foram doados 2.194 pintos para 80 famílias e 20 ovelhas.



OBJETIVO GERAL DESSE MICROPROJETO:

Garantir às mulheres trabalhadoras rurais e pescadoras de Alagoas capacitações, aquisição de meios e instrumentos e assistência técnica especializada para a implantação e implementação de hortas e pequenas criações, visando à geração de trabalho e renda e melhoria na qualidade de vida, assim como promovendo o exercício da cidadania.


OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO:
1. Melhorar e reforçar a qualidade nutricional das mulheres trabalhadoras rurais e pescadoras de Alagoas incluídas no projeto e de suas famílias;



2. Gerar trabalho e renda para as mulheres inseridas no projeto que, mesmo trabalhando tanto quanto seus maridos, são tidas como meras ajudantes no orçamento familiar;



3. Incentivar a criação de redes de produção para a venda dos produtos excedentes, valorizando assim a produção dessas mulheres;



4. Estimular a autonomia financeira das mulheres, promovendo assim a auto-estima destas;



5. Realizar ações de reflorestamentos nas comunidades, principalmente no semi-árido e nos rios e riachos;



6. Incentivar a produção de alimentos orgânicos, assegurando saúde a quem consumi-los;

7. Promover ações de sensibilização, com a prática de Educação Ambiental quanto à conservação e/ou preservação do meio ambiente, tanto do meio trabalhado como do seu entorno.

PROJETO JANELA ABERTA PARA ARTE
(PROGRAMA BANCO DO NORDESTE DE CULTURA/PARCERIA BNDES)


Este projeto visa à realização de cinco oficinas para apropriação das técnicas teatrais por 100 pessoas para desenvolver cinco grupos promotores de teatro que, após a oficina, atuarão em 53 comunidades rurais onde o MMMTR/AL trabalha e mantém 19 salas de reforço escolar com crianças de 6 a 14 anos, desenvolvidos através do Projeto Girassol de Saberes.



O movimento de mulheres acredita que o desenvolvimento para trabalhar com o teatro baseado na metodologia do teatro do oprimido, desenvolvido pelo teatrólogo Augusto Pinto Boal, levará as crianças e adolescentes a conquistarem resultados excelentes, principalmente na melhoria da habilidade de comunicação e auto-estima que são os principais problemas encontrados, que dificultam o crescimento participativo das relações familiares e sociais. Também contribuirá com a conscientização de direitos e deveres de forma divertida e participativa, consequentemente levando a formação de sujeitos sociais futuros multiplicadores da defesa por direitos e cidadania para as comunidades onde moram.



OBJETIVO GERAL DESSE PROJETO:​

Contribuir e oportunizar o desenvolvimento cultural, artístico e social de crianças e adolescentes do Projeto Girassol de Saberes.


OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO:
1 – Realização de cinco oficinas de teatro do oprimido para 100 jovens do MMTRP/AL;


2 - Promover a formação de promotoras do teatro do oprimido dentro do MMTRP, beneficiando 1.507 crianças e adolescentes que tem aulas de reforço através do Projeto Girassol de Saberes;


3 - Tornar o teatro uma metodologia para o desenvolvimento pessoal das crianças e adolescentes filhos das 700 mulheres do MMTRP/AL.

bottom of page